Blog

INSTALAÇÃO DOS APMs Haap EM FERRAMENTAS COM PINO PILOTO

Postado em outubro 28, 2016 at 1:34 pm por / No Comments

Os Alimentadores Pneumáticos APMs Haap são unidades extremamente compactas e de alta precisão, porém existem casos de peças estampadas que requerem uma precisão maior do que a oferecida em uma instalação normal, nestes casos teremos que instalar o APM na configuração Pino Piloto.

pino-piloto

Na instalação normal, em função da lógica de funcionamento do APM, sempre uma das pinças (fixa ou móvel), estará prendendo a fita, na configuração com pino piloto vai existir um breve momento em que nenhuma das pinças vai estar atuando deixando livre a fita, e neste momento o pino piloto posicionará a fita (este pino piloto é parte integrante da ferramenta) e garantirá a precisão necessária a peça estampada.

 

 

Na imagem ao lado o nº 17 representa o pino piloto (pino posicionador, ou pescador).

Imagem Fonte: FATEC Sorocaba SP

 

 

 

 

 

acionamento-com-came

Conseguimos a liberação da fita, modificando externamente a lógica de funcionamento do Alimentador, através da instalação de uma válvula 3 vias NA (se esta válvula não atuar a lógica não se altera), mas em um certo grau no movimento do martelo, esta válvula será acionada através de um sensor (por frações de segundo), modificando a lógica e interrompendo a passagem de ar e consequentemente liberando a fita para que seja posicionada, e em seguida este sinal é retirado fixando a fita novamente.

Na imagem ao lado demonstramos a instalação de um sistema de alimentação com pino piloto (pescador ou posicionador).

O came com pista maior acionado pelo sensor azul, é o de avanço e retorno do alimentador pneumático, o came amarelo aciona a válvula de 3 vias NA, que irá liberar as pinças (fixa e móvel) em um fração de segundo, para a atuação do pino piloto.

 

 

instalacao

Na imagem a direita podemos ver a válvula de 3 vias NA, que  acionada através do  sensor amarelo liberará as pinças (fixa e móvel).

A cada golpe do martelo esta será a nova lógica de trabalho, para voltar a lógica original, basta afastar o sensor, isto fará com que a válvula não seja acionada.

haap-of

Michel Honzik

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *